Cachorros compreendem gestos humanos melhor que chimpanzés, diz pesquisa

Gláucia Chaves
postado em 07/03/2012 08:00
A expressão ;o cão é o melhor amigo do homem; não traduz mais mero sentido figurado. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Antropologia Evolucionária Max Planck descobriu que os cachorros, mesmo sem receberem treinamento específico, demonstram capacidade singular para compreender as pessoas, muito maior, por exemplo, que a dos chimpanzés ; ainda que estes sejam considerados os parentes geneticamente mais próximos dos seres humanos. Uma explicação para o comportamento mais compreensivo dos velhos companheiros de quatro patas pode estar na própria evolução dos bichos, segundo os pesquisadores, que publicaram suas conclusões recentemente na revista científica PLoS ONE.

Katharina Kirchhofer, psicóloga cognitiva e principal autora do trabalho, explica que o longo período de convivência lado a lado entre cães e humanos fez com que os animais acabassem se adaptando aos hábitos e costumes das pessoas. A proximidade pode ter gerado uma mudança definitiva na personalidade dos bichos, uma vez que até mesmo filhotes com menos de 6 semanas e sem nenhum tipo de treinamento já demonstram uma melhor compreensão de comandos vindos de seres humanos que os macacos.