Ciência e Saúde

Tumor de 15 quilos é retirado de mulher com 35 semanas de gestação

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 15:55
La Paz - Médicos bolivianos extraíram com sucesso um tumor de 15 quilos de uma jovem de 25 anos com 35 semanas de gestação. A mulher e sua recém-nascida filha estão bem de saúde, informou nesta quinta-feira (22/3) o chefe da equipe médica, Ariel Tapia.

O vice-diretor do Hospital Público Juan XXIII esclareceu que a operação foi realizada na semana passada e na terça-feira a "mãe teve alta, tanto ela como sua pequena filha", que nasceu "pesando quase três quilos". "A mulher teve que carregar em torno de 18 quilos", acrescentou.

A operação foi realizada por três equipes, relatou Tapia. "Uma foi a de ginecologistas, outra de neonatologistas e outra que, sob minha direção, fez a cirurgia e se encarregou de retirar o tumor". "Não tenho conhecimento de uma operação realizada na Bolívia que tenha tirado um tumor desse tamanho", declarou o médico.

Ele disse ainda que a mulher chegou ao hospital Juan XXIII de La Paz com um complexo quadro emocional, pois outros médicos afirmaram que ela deveria abortar, pois sua vida corria perigo.

"É provável que a mulher tenha começado a desenvolver o tumor aos 10 anos e, apesar de muito grande, não tinha causado muitos problemas, a não ser contrações em muitas partes da região abdominal", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação