Ciência e Saúde

Coordenador do Rio+20 espera mais "decisões" do que "crenças"

postado em 25/03/2012 08:00
Manaus ; Acostumado a grandes quedas de braço políticas e ambientais, o francês Brice Lalonde, 66 anos, tem uma das mais difíceis missões da atualidade. Ele é o coordenador executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Sutentabilidade, a Rio%2b20, que ocorre em junho no Rio de Janeiro. Com os problemas climáticos e ambientais cada vez mais proeminentes e o fracasso das últimas convenções ambientais da ONU, como a COP15, na Dinamarca, unir opiniões diversas em torno do futuro do planeta tem sido uma árdua tarefa.

Para dar conta do desafio, Lalonde participa de eventos ao redor do mundo na tentativa de mobilizar os cidadãos para pressionarem seus governos a adotarem ações voltadas para a preservação ambiental e convencer políticos de todo o mundo sobre a urgência da questão. Pragmático sobre a política ambiental, ele sabe, no entanto, que esse tipo de evento não trará soluções revolucionárias. Por isso, acredita na necessidade da criação de uma agência mundial de meio ambiente, um órgão da ONU que, segundo ele, traria respostas mais rápidas aos desafios ambientais.

A matéria completa você pode ler na edição deste domingo (25/4) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação