Ciência e Saúde

Sociedade Química Americana homenageia chocolate e mostra suas vantagens

Nana Queiroz
postado em 30/03/2012 08:00
Se os oompa-loompas e Willy Wonka fossem reais, certamente teriam abandonado sua Fantástica Fábrica de Chocolate por algumas horas para checar uma conferência que aconteceu na última quarta-feira nos Estados Unidos. A Sociedade Química Americana decidiu homenagear, em seu 243; simpósio, justamente o adorado chocolate. Segundo os cientistas reunidos no evento para apresentar conclusões de estudos recentes sobre o tema, a guloseima esbanja vantagens para a saúde.

De propriedades antioxidantes a melhoras na performance nos esportes, o chocolate foi agraciado com dezenas de elogios. Antes de sair se entupindo de espinhas e calorias, no entanto, é bom lembrar que ele é também fonte de gorduras e açúcares. ;Os benefícios do chocolate se devem principalmente à sua matéria-prima principal, que é o cacau, rico em antioxidantes;, esclarece a nutricionista Thais Cavendish. ;O que acontece é que os chocolates mais largamente consumidos pela população são aqueles ao leite e brancos, que têm em sua composição menos cacau e mais leite, açúcar e gordura vegetal". Vale anotar a lição: quanto mais cacau o chocolate tiver, melhor fonte de compostos bioativos ele será e, portanto, mais benéfico para a saúde. Quanto menos cacau houver, mais leite, açúcar e gordura tomarão seu lugar. Como consequência, há menos vantagens e mais chances de diminuir a alegria do comensal diante do espelho.

Veja o ranking dos 10 países que mais consomem chocolate per capta no mundo

1. Suíça
2. Liechtenstein
3. Luxemburgo
4. Reino Unido
5. Bélgica
6. Noruega
7. Alemanha
8. Irlanda
9. Islândia
10. Áustria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação