Ciência e Saúde

Hipertrofia do tecido adenoide pode gerar sérios problemas para a saúde

postado em 31/03/2012 08:00
Queixas frequentes sobre a qualidade do sono dos filhos têm levado muitas mães a procurarem consultórios médicos em busca de soluções para problemas como ronco, apneia e respiração bucal. Em poucos minutos de conversa com um especialista e depois de um exame feito ali mesmo, costuma vir o diagnóstico de hipertrofia da adenoide, que causa obstrução da respiração. Se ela é grande (cerca de 80%), a descoberta costuma vir acompanhada da indicação de cirurgia, fazendo com que a adenoidectomia seja um dos procedimentos mais realizados em crianças, afirma Cheng T-Ping, presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia.

Segundo o especialista, a adenoide ; um tecido linfoide (produz células de defesa) que fica atrás do nariz e acima do céu da boca, em um espaço chamado de rinofaringe ; começa a crescer depois de 1 ano e, a partir dos 5 ou 6, ocorre uma diminuição natural do tecido, até que, perto da adolescência, há apenas uma quantidade residual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação