Ciência e Saúde

Prefeitura do Rio distribui contêineres feitos de bagaço de cana

postado em 10/04/2012 19:41
Rio de Janeiro - De olho na Rio%2b20, a prefeitura do Rio de Janeiro começou a distribuir nesta terça-feira (10/4) o primeiro lote de 50 mil novos contêineres feitos de bagaço de cana-de-açúcar. Os recipientes serão distribuídos pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) para o recolhimento de resíduos domiciliares.

;Além do objetivo final de melhorar a coleta no Rio de Janeiro, você tem um produto pela primeira vez na cidade totalmente sustentável;, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Segundo Paes, os contêineres contribuirão para a melhora da coleta de lixo e da limpeza da cidade. O prefeito afirmou que o uso de matéria-prima renovável é um ;atestado do comprometimento; do Rio de Janeiro com a agenda de sustentabilidade, em consonância com a realização da Rio%2b20 na cidade, em junho deste ano.

Ao todo, foram gastos R$ 7 milhões para a compra dos 50 mil contêineres, de 240 litros, que serão distribuídos até o mês de junho em toda a cidade. Inicialmente, a prefeitura irá entregar 5 mil recipientes, nos bairros de Copacabana, na zona sul do Rio, e do Realengo, na Zona Oeste ; os primeiros beneficiados pela medida.

De acordo com o secretário de Conservação do Rio de Janeiro, Carlos Osório, o sistema de vedação dos contêineres de bagaço serão um avanço para as condições de higiene na cidade. Como o recipiente é vedado, o que impede a entrada de água da chuva, não há proliferação de roedores e mosquitos vetores de doenças e formação de chorume (líquido poluente, de odor nauseante, proveniente da decomposição do lixo).

Os contêineres de bagaço reduzem em 85% a emissão de poluentes em relação ao material de origem petroquímica (como o plástico) e têm o certificado Green Made (garantia de uso de matéria-prima renovável e com baixa emissão de carbono).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação