Ciência e Saúde

Pesquisas apontam evidências de que Marco Polo visitou a China no século 13

Paloma Oliveto
postado em 22/04/2012 09:50
Naquele ano da graça de 1295, três homens esfarrapados desembarcaram no porto de Veneza, carregando poucos pertences. Ninguém poderia imaginar que, sob as capas puídas, escondiam-se as mais ricas joias de puro ouro e pedras preciosas. Os viajantes ; Nicolau, Mateus e Marco ; acabavam de encerrar uma jornada de 24 anos, na qual percorreram mais de 24 mil quilômetros por uma parte do mundo, até então, praticamente desconhecida pelo Ocidente.

Ainda hoje, as célebres viagens de Marco Polo, veneziano de família rica (o pai e o tio, que o acompanharam na aventura, eram comerciantes abastados), mexem com o imaginário de leitores e acadêmicos, fascinados pelas aventuras vividas no longínquo século 13. Uma dúvida, porém, incomoda historiadores há 300 anos, quando foi levantada pela primeira vez: teria a família Polo realmente chegado à China? Foi nesse país que os navegantes passaram a maior parte da viagem e é onde viveram as experiências mais impressionantes narradas no livro do famoso viajante.

[FOTO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação