Agência France-Presse
postado em 24/04/2012 15:37
Paris - Ter amigos atraentes tornará o dono de um perfil mais popular no Facebook, especialmente se o proprietário for uma mulher, revelou um novo estudo que aplica as leis de Charles Darwin ao domínio das redes sociais na internet.A descoberta demostra que sinais de aptidão reprodutiva influenciam nossas decisões sobre amizade, explicou à AFP o pesquisador holandês Piet Kommers.
"As pessoas se sentem atraídas por outras com aparência muito saudável, feliz e produtiva no sentido sexual. Esta é uma lei evolutiva amplamente aceita", afirmou.
"O caráter puramente saudável ainda é dominante. É difícil eliminá-lo", acrescentou.
A equipe da Universidade de Twente criou quatro perfis falsos no Facebook usando fotos de uma mulher e de um homem considerados "neutros" no quesito atratividade em avaliações prévias.
Duas páginas foram criadas para cada um. Uma com fotos de dois "amigos" atraentes - um homem e uma mulher - e a outra com fotos de amigos sem atrativos.
Os perfis eram idênticos em outros itens, listando local de residência, data de nascimento, interesses e filmes favoritos, músicas e programas de TV.
Os cientistas, em seguida, mostraram os perfis a uma lista aleatória de 74 estudantes com idades entre 21 e 31 anos e pediram que eles avaliassem a "atratividade social" do detentor do perfil.
Os participantes tiveram que responder a perguntas como "Acho que ele/ela poderia ser um amigo" ou "Ele/ela seria uma companhia agradável".
Os respondentes mostraram-se 20% mais propensos a escolher o perfil de amigos "atrantes", descobriram os cientistas.
"A aparência dos amigos no Facebook de fato influencia a percepção sobre o dono do perfil", acrescentou o estudo.
"Mais especificamente, a atratividade dos nossos associados no Facebook tem uma influência direta positiva em nossa própria atratividade social", emendou.
Ter amigos bonitos revelou-se especialmente importante para a popularidade das mulheres, ressaltou.
Os autores da pesquisa observaram que o contrário também é verdade. Ter imagens de amigos sem atrativos vinculados ao perfil pode afetar o apelo de indivíduos e negócios que usam redes sociais na internet, alertaram.
O estudo foi publicado na edição da segunda-feira do International Journal of Web Based Communities.