Ciência e Saúde

Grávidas expostas a produtos químicos podem gerar crianças com autismo

Paloma Oliveto
postado em 06/05/2012 08:00
O perigo pode estar na prateleira da despensa e muita gente nem sequer desconfia disso. Inseticidas e outros produtos usados ou consumidos no dia a dia foram listados na publicação científica Environmental health perspectives como possíveis agentes ambientais por trás de um distúrbio que afeta 60 crianças em cada 10 mil nascimentos: o autismo. Apesar de fatores externos, sozinhos, serem apontados pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos como responsáveis por 3% dos casos, ainda não se conheciam as substâncias tóxicas envolvidas com um problema que traz graves implicações para portadores e familiares.

De acordo com Janie F. Shelton, autora de um dos artigos e pesquisadora de saúde pública da Universidade da Califórnia, os casos de autismo estão aumentando no mundo todo, algo que intriga os cientistas. Somente na Califórnia, conta, houve um crescimento de 600% na incidência do distúrbio. ;Apenas um terço dos casos pode estar relacionado à melhoria do diagnóstico;, esclarece. Embora o autismo esteja intimamente ligado a fatores genéticos , uma quantidade expressiva de novas ocorrências não pode ser explicada apenas por mutações, alega a pesquisadora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação