Ciência e Saúde

Célula regenerada cura diabetes que atinge crianças e adolescentes

Paloma Oliveto
postado em 10/05/2012 08:32
Às vezes, o próprio organismo pode ser o pior inimigo de um ser humano. Por motivos ainda desconhecidos, as células de defesa passam a atacar estruturas sadias, como se fossem vírus, bactérias ou fungos, e o trabalho bem-sucedido desses ;soldadinhos; resulta nas chamadas doenças autoimunes. Uma delas é a diabetes, para a qual só existe controle. Pesquisadores chineses e americanos anunciaram, porém, um importante passo na luta contra o mal. Na edição de hoje da revista Science Translational Medicine, eles relatam um experimento que, em ratos, resultou na cura total do tipo 1, que atinge principalmente crianças e adolescentes.

O sucesso da pesquisa consiste na adoção simultânea de três procedimentos já descritos anteriormente, mas de forma separada, pelos autores do estudo. Com técnicas de engenharia genética, eles conseguiram ensinar os linfócitos a não atacarem o pâncreas, além de induzir a produção e a multiplicação das células beta, responsáveis por sintetizar a insulina (veja infografia). A longo prazo, o organismo de mais da metade dos ratos com diabetes 1 em estágio avançado exibiu um comportamento normal, caracterizando a cura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação