Ciência e Saúde

UFMG busca patentear moléculas testadas, eficazes contra doenças fúngicas

postado em 22/05/2012 08:00
Belo Horizonte ; Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avançam em uma cruzada contra os fungos causadores de doenças em humanos. Cerca de 200 moléculas de função medicinal foram sintetizadas, testadas in vitro ; dentro de recipientes, no ambiente controlado e fechado dos laboratórios ; e começam a ser experimentadas em animais. Os compostos têm se mostrado menos tóxicos ao paciente e de fabricação mais simples e barata, em comparação com os remédios disponíveis no mercado.

As pesquisas são realizadas por duas equipes da UFMG e envolvem professores e alunos do Grupo de Estudos em Química Orgânica e Biológica do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex) e do Laboratório de Micologia do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Uma das equipes é coordenada por Claudio Donnici e a outra, por Ângelo de Fátima, ambos docentes do Departamento de Química.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação