Agência France-Presse
postado em 22/05/2012 19:17
Paris - Marcadores genéticos baseados em métodos de análise desenvolvidos recentemente permitiriam determinar com precisão a origem do pescado, ajudando assim o combate à pesca ilegal, segundo estudo publicado nesta terça-feira (22/5) na revista Nature Communications.Considera-se que a pesca ilegal, que pode representar até um quarto do total, desempenha um papel importante na superexploração dos recursos pesqueiros.
Atualmente, se requer apresentar certificados que indiquem a espécie e a região de origem para poder comercializar pescado ou produtos derivados na União Europeia (UE), mas não se dispõe dos meios necessários para controlar com independência a validade destes certificados.
"Em alguns casos, particularmente quando se trata de pescado beneficiado ou cozido, pode ficar difícil identificar as espécies e mais ainda a origem", reforçou um dos pesquisadores, Gary Carvalho, da Universidade Britânica de Bangor e coordenador do projeto FishPopTrace.
Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu instrumentos de análise de DNA que podem ser usados para rastrear a origem do pescado, "da rede até o prato", afirmou.