Ciência e Saúde

Antidepressivos afetam tratamento em UTI, diz estudo norte-americano

Bruna Sensêve
postado em 23/05/2012 08:00
Pacientes que tomam antidepressivos antes de serem admitidos em unidades de tratamento intensivo (UTIs) correm um risco maior de morte. A conclusão é de cientistas do Centro Médico de Beth Israel Deaconess, em Boston, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, ambos nos EUA. Eles avaliaram mais de 10 mil prontuários médicos de pacientes em estado crítico com o objetivo de checar os óbitos em hospitais e o índice de mortalidade de pacientes um ano após serem admitidos em UTIs. Quase 2 mil dos observados faziam a utilização recorrente das classes de antidepressivos mais prescritas no mundo.

Dos 10.568 registros estudados, 1.876 pacientes estavam sob a medicação de um inibidor seletivo de recaptação de serotonina (SSRI, na sigla em inglês) ou de um inibidor seletivo de recaptação de serotonina e noradrenalina (SNRI, na sigla em inglês) antes da admissão na UTI. Seus prontuários foram comparados aos dos pacientes sob tratamento intensivo que não tomavam essas medicações. Após o ajuste de sexo, idade, diagnóstico na classificação internacional de doenças, gravidade da doença e comorbidades, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomavam essas classes de antidepressivos tinham 73% mais chances de morrer no hospital. O aumento do risco persistiu por um ano após a internação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação