Ciência e Saúde

Técnicas em 3D permitem entender como os animais conseguiram sair da água

postado em 24/05/2012 08:00
Há alguns milhões de anos, o planeta foi palco de uma revolução que mudaria completamente a forma como a vida se distribuiu sobre a Terra. Os animais, até então restritos aos ambientes aquáticos, foram, pouco a pouco, conquistando a terra firme. Esse movimento que resultou em todas as formas de animais terrestres existentes hoje ; incluindo os humanos ; é um dos pontos-chaves para se compreender a evolução da vida. Pesquisadores britânicos conseguiram, com a ajuda de técnicas de modelagem em 3D, desvendar como se movimentava o Ichthyostega, um dos primeiros animais a se aventurar pelo ambiente seco há 370 milhões de anos. A novidade está na edição de hoje da revista científica Nature.

[COMPARACAO1]

Ao contrário do que imaginavam os estudiosos, a conquista do ambiente terrestre não aconteceu ao mesmo tempo em que os seres adquiriam a capacidade de andar. Os modelos feitos com o fóssil mais bem preservado de Ichthyostega, um dos primeiros animais verdadeiramente terrestres, com membros anteriores e posteriores desenvolvidos, mostraram que o animal rastejava pela terra. ;Descobrimos que ele tinha movimentos muito limitados, o que teria o impedido de caminhar como uma salamandra, como se acreditou durante muitos anos;, explica Jennifer Clack, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, uma das autoras do estudo.

Veja vídeos que ajudaram a descobrir como se movimentava um dos primeiros animais a deixar o ambiente aquático

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação