Ciência e Saúde

Reposição hormonal pode evitar ataque cardíaco e derrame

postado em 27/05/2012 11:11

Já se passaram 10 anos desde que o estudo Women;s health initiative (WHI) foi publicado, deixando mulheres na menopausa e médicos especializados preocupados. Na época, a pesquisa atentou para os efeitos colaterais negativos que a reposição hormonal (RH) poderia causar nas pacientes. Essa publicação influencia até hoje a procura pela terapia. Os problemas, de ataque cardíacos a aumento dos riscos de fratura, fizeram a comunidade científica rever os hormônios prescritos e, com o tempo, muitas das constatações caíram por terra. Atualmente, esse tipo de terapia é realizada com segurança, reduzindo os sintomas desconfortáveis desse período feminino e trazendo mais qualidade de vida para as mulheres, asseguram especialistas.

O WHI levantou muitas dúvidas sobre os efeitos benéficos da reposição hormonal, mas alguns detalhes importantes não foram divulgados, fazendo com que muitas constatações fossem analisadas erroneamente, avalia o médico da família Robert Lager, um dos pesquisadores participantes do estudo. Segundo ele, muitas das pesquisadas iniciaram a terapia em uma idade avançada, o que interferiu no resultado do estudo. ;O risco de câncer de mama era sensacionalistas, alimentando os piores temores das mulheres, mas ele é muito baixo quando o tratamento é realizado na idade recomendada;, recorda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação