Ciência e Saúde

Bebês são capazes de ignorar informações, atendo-se ao que os instiga

Bruna Sensêve
postado em 03/06/2012 11:36
Isabelle Menezes, 8 meses, ganhou da avó um sofisticado aparelho de som. Nele, pequenos discos reproduziam de forma interativa um repertório de músicas infantis. Porém, a avançada tecnologia não prendeu a atenção da menina, que só queria saber de bater um disco no outro e se divertir com o barulho que eles faziam, criando ela mesma sua ;música;. Por que bebês como Isabelle ; que também adora o controle remoto da tevê ; dão atenção a certos objetos ou situações, enquanto simplesmente deixam outros de lado, é uma pergunta que intriga não só os pais. Cientistas também buscam desvendar o chamado efeito de Goldilocks, a habilidade das crianças de ignorar tanto as informações muito complexas quanto as exageradamente simples, atendo-se àquelas que parecem estar de acordo com seu estágio de desenvolvimento.

A ideia de que os bebês poderiam organizar a busca por informação em um mundo complexo é antiga, mas só agora pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, conseguiram demonstrar experimentalmente a preferência dos pequeninos por um material de complexidade intermediária. Anteriormente, não era possível testar a teoria porque faltava uma medida objetiva do que era simples ou complexo. Essa definição depende do inventário cognitivo da criança. A equipe de pesquisadores superou esse problema usando um modelo de observador ideal, que pode dizer quão simples ou complexo uma criança pode achar um evento específico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação