Ciência e Saúde

Coca-Cola no Brasil têm a maior concentração de substância cancerígena

postado em 26/06/2012 22:22
Latinhas de Coca-Cola vendidas no Brasil têm a mais alta concentração de 4-metil imidazol (4-MI), substância que em altas dosagens pode causar câncer. Isso é o que diz um estudo norte-americano divulgado nesta terça-feira (26/6) pelo Centro de Ciência de Interesse Público.

As latas brasileiras contêm 267 microgramas da substância por 355 ml de refrigerante. O valor está dentro do permitido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite produtos com até 200 mg/kg, mas é o mais alto de todos os países pesquisados.

O Quênia ficou em segundo lugar, 177 mcg e o Canadá em terceiro, 160 mcg, seguidos por Emirados Árabes Unidos, 155 mcg, México, 147 mcg, e Reino Unido 145 mcg.


Em março, outra pesquisa do mesmo centro alertou para os perigos da substância encontrada em alta concentração na Califórnia. Lá, os fabricantes alteraram a fórmula e chegaram a 4 mcg por 355 ml.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação