Ciência e Saúde

Pesquisa indica que potes de cerâmica eram usados há 200 séculos

Paloma Oliveto
postado em 29/06/2012 10:12
O sítio onde objetos foram encontrados: as marcas indicam a localização das peças de barro
Um pote de cerâmica pode não parecer nada de extraordinário, mas, quando ele tem 20 mil anos, a situação é bem diferente. Pedacinhos de barro cozido ajudam a contar a história da evolução da sociedade ; ao desenvolver utensílios para armazenar alimentos, o homem começa a dar os primeiros passos rumo à fixação no campo e ao abandono do nomadismo, episódio considerado revolucionário. A fabricação dessas peças foi iniciada 3 mil anos antes do imaginado, de acordo com pesquisadores chineses, alemães e americanos. Em um estudo publicado na edição de hoje da revista Science, eles descrevem a descoberta de fragmentos de potes datados de 200 séculos atrás, os mais antigos já encontrados.

As amostras foram escavadas na caverna chinesa de Xianrendong, na província de Jiangxi, e datadas por radiocarbono. Os asiáticos dessa região estocavam bebidas e alimentos 7 mil anos antes da revolução agrícola e, segundo os pesquisadores, as mudanças climáticas tiveram um papel importante no desenvolvimento dessa tecnologia. Naquela época, o planeta passava por um período conhecido como Último Máximo Glacial, quando a concentração de gelo na superfície atingiu seu pico ; 40% da Eurásia, porção de terra formada pelos atuais continentes Europa e Ásia, estavam cobertos por neve. Guardar os escassos recursos disponíveis era uma questão de sobrevivência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação