Pesquisadores indicam que três ondas migratórias povoaram a América

Marcela Ulhoa
postado em 12/07/2012 08:10
Saber como os primeiros povos chegaram à América tem sido objeto de estudo de vários ramos da ciência. Entre elas, a arqueologia, a linguística e a genética. A tese mais aceita atualmente é a de que os primeiros americanos são descendentes de asiáticos que chegaram à parte norte do continente por meio da Beríngia, uma porção de terra firme que juntava o Alasca e a Sibéria antes da última glaciação. Mas, apesar dos esforços, até hoje os pesquisadores não tinham encontrado um consenso sobre o caminho realizado por esses povos e se eles chegaram por uma única onda de migração. Um estudo publicado nesta quinta-feira (12/7) na revista científica Nature pode ser a chave para desvendar tais incógnitas.

Desenvolvida na University College London e Harvard Medical School, a pesquisa reconstrói a história do povoamento das Américas a partir da mais detalhada análise de diversidade genética das populações ameríndias realizadas até hoje. Os resultados obtidos pelo trabalho de 64 pesquisadores de vários países reforçam a teoria de que os primeiros humanos chegaram à América pela Beríngia. Contudo, o ponto mais expressivo do estudo são os dados que confirmam e fornecem forte evidência de que o continente foi povoado por pelo menos três importantes ondas migratórias e não somente uma, como é defendido por muitas das atuais teorias.