Ciência e Saúde

Ossada encontrada em convento na Itália pode ser de Mona Lisa

postado em 18/07/2012 19:03
Ossos encontrados enterrados no convento de Santa Úrsula, na Itália, podem ser de Lisa Gherardini, a modelo que posou para o famoso quadro Mona Lisa, dizem arqueólogos. A musa de Leonardo Da Vinci teria sido mulher de um comerciante de seda e virado freira após a morte do marido.

A maioria dos estudiosos no assunto concordam com a teoria de que Lisa é mesmo a Mona Lisa, ou La Gioconda, como é chamada na Itália.



O convento abandonado, que fica em Florença, era, há anos, tido como local de sepultamento de Lisa. Em 2011, uma equipe de estudiosos começou a cavar o local em busca da ossada e encontrou um crânio com tamanho compatível ao de uma mulher. Após um recesso para arrecadar fundos, o time voltou ao local e encontrou um esqueleto, que passa, agora, por exames que devem determinar se pertencem todos a mesma pessoa.



Restos mortais de dois filhos de Lisa Gherardini serão usados para comprovar a identidade do esqueleto. Se for positiva, programas de computação serão usados para recriar o rosto da famosa modelo e, talvez, desvendar o sorriso enigmático de Mona Lisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação