Ciência e Saúde

Falha na proteção causa declínio na diversidade de florestas tropicais

Marcela Ulhoa
postado em 26/07/2012 08:07
Um grande número de áreas protegidas em florestas tropicais ao redor do mundo tem sofrido grave declínio da biodiversidade. A constatação veio após a análise de um amplo conjunto de dados recolhidos de 60 reservas tropicais na América, na África e na Ásia que revelam as mudanças na flora e na fauna nos últimos 30 anos. O estudo, publicado na revista Nature de hoje, foi realizado pela universidade australiana James Cook em parceria com diversos institutos internacionais, incluindo brasileiros, que forneceram informações sobre a realidade de unidades de conservação do país. A reserva de Paranapiacaba, em São Paulo, merece o triste destaque por ocupar a sexta posição entre as áreas protegidas com maior perda de biodiversidade.

As florestas tropicais são, em termos biológicos, os ecossistemas mais ricos da Terra. Devido ao rápido e desenfreado avanço do desmatamento, cresceu a preocupação em manter áreas de reservas ambientais, que supostamente se tornariam os últimos refúgios das espécies ameaçadas. Mas, contra as expectativas, a avaliação final do estudo revela que cerca de metade das áreas protegidas das florestas tropicais analisadas tem experimentado perdas substanciais da diversidade de seu bioma. Isso porque muitas das reservas são vulneráveis à invasão humana e a outras perturbações ambientais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação