Ciência e Saúde

Características humanas foram desenvolvidas ao longo de milhares de anos

Paloma Oliveto
postado em 03/08/2012 06:59
Na longa jornada da evolução, diversos traços foram se desenvolvendo até que o ser humano moderno adquirisse as características que faz dele um homem e não um chimpanzé ou um gorila. A diferença entre os primatas parece óbvia, mas milhares de anos foram necessários para que se chegasse ao molde final do Homo sapiens. Graças a mudanças adaptativas, levadas principalmente por alterações ambientais, os atributos começaram a ganhar forma, o que não ocorreu de maneira isolada.

Como em um efeito dominó, uma característica levou à outra e, cerca de 200 mil anos atrás, as primeiras pessoas parecidas com o que somos hoje apareceram na África. A principal adaptação, segundo os cientistas, foi o bipedalismo. Eles especulam que, há 4 milhões de anos, a Terra passava por uma mudança climática significativa, que afetou a vegetação da África. As árvores tornaram-se mais escassas, diminuindo a oferta natural de frutos. Os primatas precisaram buscar, no solo, outros recursos. Também não podiam prescindir das mãos, pois só assim carregariam o estoque de alimentos encontrados ; grandes quantidades garantiram que, se no dia seguinte a comida não estivesse mais lá, o primata não passaria fome.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação