Ciência e Saúde

Consumo regular de cafeína ameniza sintomas da doença de Parkinson

Roberta Machado
postado em 03/08/2012 06:31
Pesquisadores canadenses divulgaram uma boa notícia para quem não começa o dia sem uma xícara de café: a bebida estimulante pode ser uma ajuda saborosa aos que sofrem do mal de Parkinson. O experimento mostra pela primeira vez como a ingestão de cafeína pode trazer benefícios reais para quem apresenta sintomas da doença. O estudo, publicado na quarta-feira na revista especializada Neurology, mostrou que o consumo diário de 400mg de cafeína trouxe uma melhora para a coordenação motora de 30 pacientes. A dose é equivalente a três xícaras de café.

A relação entre a cafeína e a doença já foi tema de estudos dezenas de vezes. Os experimentos indicavam, por exemplo, que o consumo da substância poderia diminuir em cinco vezes as chances de se desenvolver a doença, ou atrasar em até oito anos os primeiros sintomas. ;Já havia outros estudos epidemiológicos. Teve um em junho que foi feito com mais de 300 mil pessoas e que mostrou que as pessoas que ingeriam altas quantidades de cafeína tinham menor risco de ter Parkinson. Era um fator de proteção;, exemplifica Carlos Rieder, da Academia Brasileira de Neurologia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação