Ciência e Saúde

Índice de cura de câncer em crianças pode chegar a 70%, aponta Inca

postado em 05/08/2012 07:30
Alguns cânceres, embora também acometam adultos, são mais incidentes em crianças. E, nesse último caso, a doença costuma ter maior agressividade, apesar de os pequenos normalmente terem uma resposta melhor ao tratamento. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o índice de cura dos pequenos pacientes chega a 70%.

Os tumores malignos nas crianças geralmente afetam as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Oito cânceres são mais comuns em crianças, segundo o instituto, que estima a descoberta de 9 mil casos deles no país anualmente. A leucemia corresponde a 33% dos casos. Com origem na medula óssea, o mal pode acometer os testículos e o líquido da espinha, provocando dores de cabeça e vômitos. Cerca 8% dos casos são originados pelo neuroblastoma, que ataca as células do sistema nervoso periférico e é mais comum na região abdominal. A retinoblastoma, câncer na retina, é responsável por 3% das doenças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação