Ciência e Saúde

Robô da Nasa ajudará a responder se Marte tem condições de abrigar vida

Roberta Machado
postado em 08/08/2012 08:00
Depois de quase oito meses de viagem, o laboratório móvel da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) Curiosity chegou ao solo marciano. O veículo pousou no Planeta Vermelho às 2h32 de segunda-feira (horário de Brasília), completando uma viagem de 567 milhões de quilômetros. Maior e mais avançado que os outros veículos já enviados a Marte, o Curiosity vai escavar e analisar as rochas e o solo do planeta ao longo dos próximos dois anos em busca de indícios de vida. A missão de US$ 2,5 bilhões também deve fornecer informações que possam colaborar com uma futura missão tripulada a partir de 2030.

[SAIBAMAIS]Assim que o contato do veículo com o planeta foi confirmado, 13 minutos depois do pouso, dezenas de profissionais do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, Califórnia, aplaudiram e se abraçaram. Um funcionário ainda distribuiu barras de chocolate da marca Mars (Marte, em inglês) aos colegas. Cerca de mil pessoas também assistiram ao evento ao vivo em um monitor instalado na Times Square, em Nova York. ;Hoje, as rodas do Curiosity começam a traçar o caminho para as pegadas humanas em Marte;, declarou o administrador da Nasa, Charles Bolden.



Assista ao vídeo da Nasa

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação