Ciência e Saúde

Esqueleto mostra que migrações humanas na Ásia começaram mais cedo

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 19:48
Chicago - Um esqueleto muito antigo descoberto em uma gruta no Laos demonstrou que as migrações humanas no sudeste asiático começaram 20 mil anos antes que o estimado, revelou um estudo científico americano publicado esta segunda-feira (20/8).

Descoberto na cadeia de montanhas Annamite (norte do Laos), o esqueleto de 46.000 a 63.000 anos de antiguidade, constituiria o conjunto de restos humanos mais antigo já descoberto no sudeste da Ásia, segundo estudo publicado pela revista Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS, na sigla em inglês).

Esta descoberta também mostra que os primeiros seres humanos não seguiram unicamente a costa ao migrar da África para a Austrália, como tinham afirmado alguns pesquisadores, mas também se instalaram no interior, em lugares pouco conhecidos.

"Este esqueleto revela que a migração da África para o leste e o sul da Ásia ocorreu de forma bastante rápida e que, uma vez no lugar, os seres humanos viviam em ambientes aos que estavam acostumados", explicou Laura Shackelford, antropóloga da Universidade de Illinois (norte dos EUA), em Urbana-Champaign.

Restos humanos com aproximadamente a mesma idade tinham sido descobertos na China e em outros locais do sudeste asiático, mas nenhum revelou uma data tão determinada quanto o de Laos.

Esta descoberta acompanha resultados de estudos genéticos que indicam a ocorrência de assentamentos humanos na região há pelo menos 60.000 anos.

"Levando em conta sua idade, o esqueleto poderia ser um antepassado direto dos primeiros migrantes na Austrália", disse Shackelford em um comunicado.

O esqueleto foi descoberto em 2009 mais de dois metros debaixo da terra e uma equipe de cientistas realizou métodos diferentes para determinar sua antiguidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação