Ciência e Saúde

Degelo no Ártico está perto de um novo recorde, alertam cientistas

Agência France-Presse
postado em 21/08/2012 19:31

Washignton - A cobertura de gelo no Ártico está derretendo a uma taxa surpreendentemente rápida e pode encolher ao seu menor nível em questão de semanas, à medida que as temperaturas do planeta subirem, alertaram cientistas americanos nesta terça-feira (21/8).

Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder disseram que a cobertura de gelo no verão ártico já se aproximava do menor nível registrado, mesmo antes do fim da temporada de degelo.

"Os números estão chegando e os estamos lendo com um sentimento de assombro", disse Mark Serreze, diretor do Centro de Dados Nacional de Gelo e Neve, vinculado à universidade.



"Se o degelo parasse agora, repentinamente, teríamos a terceira baixa no registro de satélites. Ainda temos outras duas semanas de degelo pela frente, então eu penso que muito provavelmente teremos um novo recorde", contou.

O recorde anterior foi registrado em 2007, quando a cobertura de gelo encolheu 4,25 milhões de quilômetros quadrados, causando espanto entre os cientistas que não tinham previsto um degelo dramático tão cedo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação