Ciência e Saúde

Cientistas recontam história de surto de superbactéria que matou 11 nos EUA

Marcela Ulhoa
postado em 23/08/2012 08:24
No verão de 2011, o Centro Clínico de Nova York, nos Estados Unidos, enfrentou um surto de infecção hospitalar que afetou 18 pacientes, levando 11 deles à morte. O motivo foi a disseminação da bactéria Klebsiella pneumoniae, altamente resistente ao tratamento por antibiótico. Para entender como o surto ocorreu, um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa em Genética Humana dos Estados Unidos (NIH) utilizou o sequenciamento do genoma completo de bactérias coletadas de diferentes partes do corpo dos pacientes infectados. A partir de uma análise detalhada do material, o estudo conseguiu resgatar todo o histórico da evolução de contágio. O resultado está publicado na edição de hoje da revista Science Translational Medicine.

;Até onde sabemos, essa é a primeira vez que o sequenciamento do genoma completo foi utilizado em tempo real durante um surto hospitalar para identificar a cadeia de transmissão da bactéria de paciente para paciente;, Tara Palmore, uma das autoras do estudo e médica do NIH. Segundo ela, a pesquisa abre uma nova perspectiva para que, no futuro, o método seja utilizado para direcionar os esforços de controle de infecção, já que os resultados obtidos a partir do sequenciamento genético mostram quais são os pontos sensíveis na rota de transmissão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação