Ciência e Saúde

Projetos buscam aproximar o conhecimento científico à comunidade

Marcela Ulhoa
postado em 28/08/2012 08:00
De férias em Brasília, a pernambucana Cristiane Mendes tira a noite de sábado para conhecer alguns dos monumentos da capital com o marido e os cinco filhos. Quando chega à Praça do Três Poderes, a família encontra uma movimentação inesperada. Dezenas de pessoas se revezam entre 20 telescópios espalhados pelo local ou aguardam na fila a vez de entrar em um planetário inflável. Depois de observar crateras da Lua, anéis de Saturno e várias estrelas, e de visitar o mundo astronômico projetado nas paredes do planetário, Cristiane se mostra entusiasmada: ;É muito legal, um ótimo incentivo para as crianças. Meu filho Miguel, de 5 anos, fez várias perguntas. Queria saber como nasce uma estrela. Esse tipo de atividade aguça muito a curiosidade deles;.

O que a família de Cristiane teve a chance de experimentar se repete todos os meses na monumental praça de Brasília. O projeto Astronomia na Praça existe há cinco anos por iniciativa do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e chega a reunir 800 pessoas por encontro. A atividade é uma das diferentes iniciativas que buscam tirar o conhecimento científico das universidades e centros de pesquisa e levá-lo para mais perto da comunidade.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação