Ciência e Saúde

Estudo publicado hoje descarta relação entre vitamina D e colesterol

Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 19:26
Washington - Tomar suplementos de vitamina D não reduz os níveis de colesterol, ao menos a curto prazo, revela um estudo publicado nesta terça-feira (4/9) pela revista da Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA).

Os pesquisadores, liderados pelo doutor Manish Ponda, da Universidade Rockefeller de Nova York, analisaram 151 pessoas com deficiência de vitamina D que receberam altas doses de vitamina D3 ou placebo durante oito semanas seguidas.

Ao final do tratamento não foram registradas mudanças nos níveis de colesterol, segundo a pesquisa, publicada na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

"Nosso estudo questiona a ideia de que um alto nível de vitamina D melhora os níveis de colesterol", disse Ponda, professor assistente de pesquisa clínica.



Novos estudos estão previstos para este ano com foco na relação entre a exposição a longo prazo à luz do sol - a maneira natural com a qual o corpo gera sua própria vitamina D - e os níveis de colesterol.

A suposta relação entre a falta de vitamina D e um maior risco de morte, incluindo doenças do coração, tem sido objeto de investigações médicas durante vários anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação