Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 19:26
Washington - Tomar suplementos de vitamina D não reduz os níveis de colesterol, ao menos a curto prazo, revela um estudo publicado nesta terça-feira (4/9) pela revista da Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA).Os pesquisadores, liderados pelo doutor Manish Ponda, da Universidade Rockefeller de Nova York, analisaram 151 pessoas com deficiência de vitamina D que receberam altas doses de vitamina D3 ou placebo durante oito semanas seguidas.
Ao final do tratamento não foram registradas mudanças nos níveis de colesterol, segundo a pesquisa, publicada na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.
"Nosso estudo questiona a ideia de que um alto nível de vitamina D melhora os níveis de colesterol", disse Ponda, professor assistente de pesquisa clínica.
Novos estudos estão previstos para este ano com foco na relação entre a exposição a longo prazo à luz do sol - a maneira natural com a qual o corpo gera sua própria vitamina D - e os níveis de colesterol.
A suposta relação entre a falta de vitamina D e um maior risco de morte, incluindo doenças do coração, tem sido objeto de investigações médicas durante vários anos.