Ciência e Saúde

Estudo de elementos que controlam o DNA cria perspectiva de novas terapias

Paloma Oliveto
postado em 06/09/2012 08:25
De calvície a câncer, passando por diabetes, artrite reumatoide, anemia falciforme e diferentes condições cardíacas, não são poucas as doenças que estão diretamente relacionadas a erros genéticos. Embora o Projeto Genoma tenha criado bastante expectativa quanto ao conserto desses defeitos, a tarefa não poderia ser executada conhecendo-se apenas 2% do genoma. Agora, com a descoberta dos elementos que controlam uma complexa rede que envolve o DNA funcional e os interruptores, que ligam e desligam os genes, abre-se a perspectiva de que, no futuro, seja possível tratar diversos males com a ajuda da genética.



[SAIBAMAIS];O conhecimento aprofundado sobre a regulação dos genes terá um impacto positivo sobre a ciência médica;, acredita Ross Hardison, pesquisador da Universidade do Estado da Pensilvânia e do Projeto Encode. Um dos estudos, por exemplo, mostrou que variantes associadas a doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, estão localizadas em regiões que são ativas apenas nas células de defesa. Da mesma forma, variantes relacionadas ao colesterol alto e a doenças metabólicas se estabelecem em porções que só são ativadas nas células do fígado. De acordo com Hardison, isso só pode ser explicado pelo processo de regulação dos genes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação