Estudo de elementos que controlam o DNA cria perspectiva de novas terapias

Paloma Oliveto
postado em 06/09/2012 08:25
De calvície a câncer, passando por diabetes, artrite reumatoide, anemia falciforme e diferentes condições cardíacas, não são poucas as doenças que estão diretamente relacionadas a erros genéticos. Embora o Projeto Genoma tenha criado bastante expectativa quanto ao conserto desses defeitos, a tarefa não poderia ser executada conhecendo-se apenas 2% do genoma. Agora, com a descoberta dos elementos que controlam uma complexa rede que envolve o DNA funcional e os interruptores, que ligam e desligam os genes, abre-se a perspectiva de que, no futuro, seja possível tratar diversos males com a ajuda da genética.

[SAIBAMAIS];O conhecimento aprofundado sobre a regulação dos genes terá um impacto positivo sobre a ciência médica;, acredita Ross Hardison, pesquisador da Universidade do Estado da Pensilvânia e do Projeto Encode. Um dos estudos, por exemplo, mostrou que variantes associadas a doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, estão localizadas em regiões que são ativas apenas nas células de defesa. Da mesma forma, variantes relacionadas ao colesterol alto e a doenças metabólicas se estabelecem em porções que só são ativadas nas células do fígado. De acordo com Hardison, isso só pode ser explicado pelo processo de regulação dos genes.