Ciência e Saúde

Segundo levantamento, pneumonia mata um paulistano a cada 41 minutos

postado em 06/09/2012 12:27
No primeiro semestre deste ano, o estado de São Paulo registrou, em média, 35 mortes por dia, o equivalente a uma morte a cada 41 minutos, em razão de complicações por pneumonia, revelou levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. O balanço, que teve como base as notificações das unidades públicas de saúde, mostrou que, de janeiro a junho, 61,8 mil internações tiveram a pneumonia como causa.

Desse total, cerca de 6,3 mil pacientes morreram. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 11,4% no número de internações, mas a quantidade de mortes subiu 13,2%. De acordo com Fábio Pereira Muchão, pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades, as pessoas mais atingidas pela doença foram as crianças, os idosos e os portadores de doenças crônicas.

Dos três, os mais velhos formaram o grupo etário com maior risco de a doença evoluir para a morte. Segundo o levantamento, dos 6,3 mil óbitos registrados no estado, cerca de 5 mil eram idosos. ;O idoso é mais frágil, porque geralmente tem outras doenças crônicas e a pneumonia pode funcionar como um complicador;, explica o médico.

Muchão conta que as principais complicações enfrentadas pelos pacientes com pneumonia são insuficiência respiratória e outros quadros respiratórios graves. O tratamento exige internação ou, eventualmente, de atendimento em unidade de terapia intensiva. Com menor mortalidade, porém, com alto número de internações, o grupo das crianças menores de 2 anos de idade respondeu por cerca de 12 mil das internações no semestre. ;Quanto mais jovem, mais vulnerável, principalmente abaixo de 2 anos;, disse Muchão.

Os pacientes portadores de doenças crônicas geralmente são acometidos por pneumonias causadas por fungos. ;Elas atingem pessoas internadas por um longo período ou que tomaram vários tipos de antibióticos;, explica. A forma de pneumonia mais comum é a causada por um vírus, que tende a ser menos grave. As pneumonias provocadas por bactérias são mais intensas e os médicos costumam prescrever tratamentos com antibiótico.

[SAIBAMAIS] O médico explica ainda que o aumento de mortalidade e internações é, de certa forma, esperado, pois trata-se de uma tendência sazonal. ;Ocorre no inverno, em decorrência das piores condições atmosféricas e da circulação maior de vírus respiratórios, que são vírus facilitadores de pneumonias;, disse.



A tendência para os próximos anos, segundo ele, é que o número de internações diminua em função do acesso à vacina pneumocócica 10-valente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2010, a vacina é aplicada em crianças de 1 mês a 1 ano e 11 meses de idade e imuniza contra sorotipos de pneumococos. ;A vacina protege contra algumas formas graves de pneumonia;, explica Muchão. Segundo o médico, a melhor maneira de se prevenir contra a pneumonia é manter o cuidado geral com a saúde, a boa alimentação, manter o calendário de vacinas em dia, além de fazer visitas regulares ao médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação