Ciência e Saúde

Dia do Médico-Veterinário: profissional responsável pela saúde da população

postado em 09/09/2012 11:00
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 75% das doenças que atingem pessoas em todo o mundo são de origem animal e que 60% dos vírus e bactérias encontrados no ser humano vêm dos animais. No Dia do Médico-Veterinário, lembrado hoje (9), o Conselho Federal de Medicina Veterinária avalia que o profissional da área é diretamente responsável pela saúde da população.

O órgão alerta que a leashmaniose, por exemplo, já registrou 500 casos em animais e 20 em humanos apenas nos primeiros seis meses deste ano no Distrito Federal. A doença é provocada por um protozoário e transmitida do animal infectado para o cão saudável e, em seguida, para o homem, por meio do mosquito.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Já no Rio Grande do Norte, o Centro de Controle de Zoonoses de Natal registrou, em agosto de 2012, 12 casos de raiva em morcegos ; seis na capital. O animal já responde por quase a metade dos casos de transmissão da doença para pessoas.

Para o presidente do conselho, Benedito Fortes de Arruda, conservar a saúde animal é preservar a saúde das pessoas. ;Se tivermos o cuidado para com esses animais, estaremos evitando que seres humanos também sejam contaminados, reduzindo as filas em hospitais e pronto-socorros;, disse. A estimativa é que o país conte com cerca de 90 mil profissionais da área e que 5 mil novos médicos-veterinários cheguem ao mercado todos os anos.

Ainda de acordo com o órgão, o Brasil é recordista mundial em número de escolas para o ensino da medicina veterinária ; são cerca de 190 instituições, sendo 50 no estado de São Paulo. Esse tipo de local, segundo Arruda, presta atendimento em comunidades carentes do país. ;Mas a assistência é precária porque, muitas vezes, a escola fica distante e a pessoa não tem veículo para tranportar o animal;, explicou.

Governos estaduais e municipais, segundo ele, devem investir mais em estratégias como o hospital público para cães e gatos inaugurado este ano em São Paulo. A unidade conta com 25 veterinários que se dividem em 40 atendimentos, em média, por dia. ;De nada adianta ter um animal dentro de casa se você não toma os cuidados dando alimentação, água, carinho, vacinações e visitas periódicas ao veterinário. Se esse animal existe, não pode ser tratado como um simples objeto dentro de casa, mas como um ser vivo que está ali dando carinho e retirbuindo;, concluiu o presidente do conselho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação