Ciência e Saúde

Cuidados com as pulgas começam em casa, com ambientes sempre limpos

Diário de Pernambuco
postado em 20/09/2012 16:52
Arlene, dona de Bóris, também consegue resolver o problema em casa.

É difícil imaginar coisa pior e mais incômoda para o animal do que coceira. Muitas vezes elas são causadas por um parasita bem conhecido: as pulgas, que geralmente estão infestadas nos ambientes onde os animais vivem. Diferentemente dos carrapatos, as pulgas não dependem exclusivamente do animal para sobreviver, apenas utilizam seu sangue como forma de alimentação. Para combatê-las, não se pode abrir mão dos cuidados básicos de limpeza e higiene da casa, garantindo também a circulação de ar e a incidência de sol nos ambientes. Outras opções são aos produtos específicos para combate aos parasitas ou a contratação de uma empresa de dedetização, nos casos mais graves.

A procura pelo serviço especializado ainda é pequena, segundo a gerente da empresa do segmento de dedetização Líder Saúde Ambiental, Márcia Alves, mas vem crescendo. O procedimento, no entanto, requer cuidados especiais. ;Sempre orientamos que os donos deixem crianças muito pequenas e animais de estimação longe de casa por uns tempos, pois o produto aplicado é bem forte;, diz. O valor varia de acordo com o tamanho do local e a quantidade de parasitas.

A aposentada Patrícia Lúcia, 65 anos, dona de uma gata SRD Luluzinha prefere resolver o problema em casa. ;Como eu peguei a Luluzinha na rua, ela tinha todos os problemas que pode imaginar. Levei ao veterinário e ele me orientou a cuidar não só dela, mas também do local onde ela iria viver. Passo aspirador de pó todos os dias nos estofados, sala e quartos. Não tem como esses bichos resistirem a tanta limpeza;, brinca a aposentada.

[SAIBAMAIS]A administradora Arlene Dias, dona do poodle Bóris, também consegue resolver o problema em casa. ;Mantenho o local sempre bem limpo e arejado, usando produtos somente recomendados por veterinários;, diz. Ao perceber qualquer sintoma da presença de pulgas, por menor que seja, já toma providências. ;Caso note que ele está com muita coceira, mais agitado que o normal, vou logo investigar. Em casos assim, além de cuidar dele também, a limpeza é ainda mais pesada. Assim a gente evita a chance de uma infestação do parasita;, finaliza.



Estes parasitas, quando não tratados de forma efetiva, podem causar problemas mais sérios do que apenas a coceira. O verme chamado Dipilidium, transmitido pelas pulgas, pode causar diarreia, diminuição de peso e vômitos, deixando o animal vulnerável a outras doenças. Ele se apresenta geralmente em forma de grãos de arroz nas fezes. A Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP) é outro caso. Os sintômas são vermelhidão na pele, queda de pelos e ferimentos. O recomendável é, assim que os animais apresentarem alterações físicas e comportamentais, o dono procure orientação de um veterinário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação