Carolina Cotta
postado em 24/09/2012 08:13
Belo Horizonte ; O funcionamento do seu cérebro tem tudo a ver com suas decisões de compra. E essa relação tem alimentado os estudos da neuroeconomia ou neuromarketing, um campo de estudo relativamente novo no país. A ideia é usar técnicas da neurociência ; como exames de ressonância magnética, eletroencefalogramas, eletrocardiografias e rastreamento ocular ; para tentar identificar o comportamento e as escolhas dos indivíduos. A partir daí, seria possível descobrir padrões de comportamento de gastos, como o que leva os consumidores a preferirem determinada marca em detrimento de outra.Reunidos na 2; Semana Internacional de Neurociências, da qual faz parte o 6; Simpósio Internacional de Neurociências, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, pesquisadores brasileiros e de outros seis países debatem, de hoje a sábado, esses e vários outros assuntos ligados aos estudos sobre o cérebro humano. O encontro, o maior já realizado no Brasil do tipo, tem como tema Neurociências e percepção, temática inspirada no livro Truques da mente: o que a mágica revela sobre o nosso cérebro, de Suzana Martinez-Conde e Stephen L. Macknik, do Instituto Barrow de Neurologia, dos Estados Unidos.