Ciência e Saúde

Fabricantes inovam para construir caminhões um pouco mais 'verdes'

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 17:57
Frankfurt - Fabricantes de caminhões, pressionados pela multiplicação de normas e pelo preço elevado da gasolina, desenvolvem veículos cada vez menos danosos ao meio ambiente.

A nova norma antipoluição denominada Euro 6 obriga os fabricantes de caminhões a oferecer aos clientes motores menos poluentes.

Esta regulamentação, que entrará em vigor para caminhões e ônibus novos na Europa em 2014, prevê reduzir à metade as emissões de particulados e em 80% as de dióxido de nitrogênio.

A adequação dos veículos às novas normas representou importantes investimentos para os fabricantes, que recentemente apresentaram novos motores no salão Internacional IAA de Hanover.

A aerodinâmica dos veículos também se tornou um importante argumento de venda.

"Quase 40% da energia total que é gasta para manter um caminhão de 40 toneladas a uma velocidade constante de 85 km/h em uma estrada lisa se perde apenas com o efeito da resistência do ar", segundo a fabricante MAN (do grupo Volkswagen), empresa autora de um estudo sobre veículos pesados (Concept S).

[SAIBAMAIS] A resistência do ar provoca aumento no consumo de combustível, que representa a segunda maior fonte de gastos para os transportadores, que pedem soluções para reduzir as despesas.

Número um mundial, a alemã Daimler apresentou no IAA um semi-reboque, Mercedes-Benz Aerodynamics, capaz de economizar 2.000 litros de diesel e cerca de 3.000 euros por ano, ao mesmo tempo em que reduz em 5 toneladas suas emissões de dióxido de carbono.



As fabricantes apostam também em veículos elétricos.

"Entre os veículos leves com menos de 3,5 toneladas, um funcionamento completamente elétrico já é possível", diz a Federação Alemã de Fabricantes de Automóveis (VDA). No entanto, a demanda de particulares para este tipo de veículo é escassa.

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