Cientistas anunciam que houve avanço na decodificação do DNA da cevada

Agência France-Presse
postado em 17/10/2012 18:54

Paris - Cientistas anunciaram nesta quarta-feira o mapeamento do DNA da cevada, uma iniciativa que pode gerar melhorias nas plantações e aumentar a tolerância de um dos cultivos mais importantes do mundo. Um dos primeiros grãos domesticados, que tem suas origens no Crescente Fértil, mais de 10.000 anos atrás, a cevada é o quarto maior cereal em termos de área e tonelada colhida.

Um consórcio de cientistas, que publicou o artigo na revista científica Nature, apresentou um "mapeamento de alta qualidade", um passo importante em uma iniciativa de seis anos para sequenciar o DNA da cevada, disse Nils Stein, do Instituto Leibniz de Genética de Plantas e Pesquisa de Cultivos, na Alemanha. Os agricultores podem usar este rascunho para identificar traços que possam melhorar as cepas, afirmou.

"Esta não é a referência de sequenciamento para a cevada, mas podemos usá-la de forma similar", disse Stein. "Isto nos dá acesso direto ao isolamento da informação genética essencial para traços importantes e nos permite utilizar de forma eficiente a diversidade genética (da cevada)", acrescentou. A cevada é uma importante commodity assim como um alimento básico para os pobres em regiões do Norte da África, Sul e Centro da Ásia.

É uma planta notavelmente resistente, capaz de sobreviver a uma grande variedade de condições climáticas, de regiões subtropicais ao círculo Ártico. Mas como todo cereal, está exposto aos efeitos das mudanças climáticas, que aumentarão os riscos de secas e inundações. Três quartos da produção mundial de cevada são usados na alimentação animal, 20% são maltados para uso em bebidas e 5%, em produtos alimentícios.

Outros importantes cultivos que já tiveram seu DNA decodificado incluem o milho, a soja, o arroz, o painço, a cana-de-açúcar, o sorgo e a batata.