Ciência e Saúde

Ruivos têm mais chance de ter melanoma, mesmo quando evitam a luz do sol

postado em 01/11/2012 09:06
Alex quase nunca passa protetor solar: Com cabelo vermelho, sardinhas e aquela eterna cara de sapeca, os ruivos sabem muito bem que precisam tomar cuidado com o excesso do sol, devido à pele clara e sensível. Uma nova pesquisa, contudo, indica que a atenção para as pessoas com esse fenótipo deve ser redobrada quando o assunto é câncer. De acordo com pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, por conta de um tipo de melanina específico, a feomelanina, pigmento presente na pele e nos cabelos claros e vermelhos, elas têm mais chances de desenvolverem melanomas. E o risco existe mesmo quando a exposição à radiação solar é controlada.

Segundo o dermatologista David E. Fisher, um dos autores do estudo, publicado na edição de hoje da revista Nature, o grupo de cientistas envolvidos descobriu que o pigmento vermelho nessas pessoas tem uma capacidade de promover a formação de melanoma, mesmo na ausência de exposição aos raios ultravioleta (UV). Para chegar a esse resultado eles estudaram ratos em laboratório que foram modificados para apresentar fenótipos semelhantes aos dos homens, com pelos pretos, brancos e avermelhados.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação