Ciência e Saúde

Falta de recursos leva ao desgaste emocional e influencia decisões

Bruna Sensêve
postado em 02/11/2012 08:00

;Vou lhe contar sobre os muito ricos. Eles são diferentes de mim ou de você.; Assim F. Scott Fitzgerald iniciou o conto O menino rico, publicado em 1926. No texto, o escritor americano relata a rotina e a conduta daqueles que vivem com muito dinheiro. Três pesquisadores americanos das universidades de Chicago, Harvard e Princeton, todas nos Estados Unidos, decidiram realizar um experimento para entender como o excesso ou a falta de bens pode afetar o comportamento e as tomadas de decisões das pessoas. Suas conclusões estão publicadas em um artigo na edição desta semana da revista Science.

O grupo, coordenado por Anuj Shan, concluiu que, diferentemente dos ricos, os pobres tendem a focar a atenção em necessidades urgentes, ocupar muito a mente pensando nelas e fazer uma quantidade insustentável de empréstimos, a qualquer custo. Apesar de parecerem atitudes um pouco óbvias para pessoas com necessidades imediatas, as conclusões encontradas pelos pesquisadores são no mínimo curiosas ao avaliar que os indivíduos comparados no estudo não estavam realmente em dificuldade ou conforto financeiro. Os voluntários simplesmente participaram de jogos inofensivos e, momentaneamente, encontravam-se classificados entre uma das duas categorias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação