Ciência e Saúde

Universidades devem ser ambiente de crescimento humanístico, dizem peritos

postado em 20/11/2012 09:04
Para que serve a universidade? Para ensinar uma profissão? Garantir aprovação em um concurso público? Ou possibilitar o acesso ao mercado de trabalho? Ela até pode cumprir essas funções, mas, na opinião de especialistas, a função básica da academia está longe disso. Ajudar a desenvolver o pensamento crítico e promover o amadurecimento humano estão entre as funções primordiais do ensino superior, garantem. Embora esse papel venha perdendo espaço nos últimos anos, o ambiente acadêmico ainda mantém seu papel essencial na formação não de médicos, engenheiros ou professores, mas de seres humanos.

O mestrando em sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Edemilson Paraná, por exemplo, ressalta o aspecto libertador da educação. ;O principal papel da universidade é, ou pelo menos deveria ser, abrir a cabeça das pessoas para o mundo a sua volta;, afirma o jovem pesquisador. ;É para isso que serve primariamente o conhecimento: nos fazer pessoas melhores, capazes de, a partir do senso crítico, entender que todas as decisões que tomamos e as coisas que fazemos, profissionalmente ou não, têm implicações na vida de outras pessoas;, completa.

Nos anos de graduação e agora no mestrado, Paraná, como é chamado pelos amigos, buscou diversificar as experiências. ;Eu fiz muita coisa na universidade: estágio, pesquisa, movimento estudantil. Depois que me formei, sigo os estudos fazendo mestrado.; Numa vida acadêmica tão agitada, nem sempre as tradicionais aulas foram as que mais o influenciaram de maneira humana. ;Os debates nos corredores, as exposições, as festas, as movimentações políticas, tudo isso me permitiu viver esse ;universo; em intensidade, colocando em xeque, de modo crítico e criativo, os ensinamentos que obtive nos livros e na sala de aula;, conta.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação