Ciência e Saúde

Operação para obesos mórbidos pode ajudar a combater doenças como diabetes

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas
postado em 20/11/2012 09:13
Belo Horizonte ; Indicada para a perda de peso em obesos mórbidos, a cirurgia bariátrica tem suas aplicações ampliadas para o tratamento de doenças relacionadas à síndrome metabólica. Associada ao ganho excessivo de peso, a síndrome engloba doenças como o diabetes tipo 2, a hipertensão, alterações na glicose e no colesterol. Essas condições são unidas por um elo chamado resistência insulínica, que tem relação direta com o metabolismo no organismo. ;O foco dessa cirurgia sempre foi a perda de peso e secundariamente a melhora de doenças como diabetes e hipertensão;, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Almino Cardoso Ramos.

Durante o 14; Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e o 4; Congresso Pan-americano para Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2: Alternativas Clínicas e Cirúrgicas, realizados no fim de outubro, em Maceió, especialistas de todo o Brasil discutiram a ampliação dos efeitos da intervenção cirúrgica principalmente para o tratamento do diabetes tipo 2. Ao longo dos anos, os especialistas e também pesquisadores encontraram evidências de que, dias depois da cirurgia, os pacientes tinham melhora no nível de glicose e outros marcadores não só porque ocorria uma perda de peso, mas por se verificar uma alteração na produção de hormônios e, consequentemente, no processo metabólico.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação