Ciência e Saúde

Redução do número de infectados têm dificultado a circulação do HIV

postado em 21/11/2012 07:00
O Relatório Mundial da Aids, divulgado ontem em Genebra, e o Informe Epidemiológico, disponibilizado no mesmo dia em Brasília pelo Ministério da Saúde, trazem boas notícias. O Brasil e o restante do mundo estão mais próximos de erradicar o HIV. Tanto em escala nacional quanto mundial, os números de novos casos caíram. As mortes pelo mal também desaceleraram e as pessoas com Aids vivem cada vez mais. A junção desses fatores deixa o planeta mais perto de erradicar o vírus da Aids. As boas novas vieram, contudo, acompanhadas de alertas. Para a tendência de controle ganhar força e crescer, será necessário ampliar o acesso a testes e dar mais atenção às populações vulneráveis, como gestantes, crianças, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.

Segundo o documento do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids), 2011 foi o 5; ano seguido em que o número de mortes pela síndrome caiu. Cem mil pessoas a menos sucumbiram por problemas relacionados à Aids em comparação a 2010. Depois de se estabilizar, a quantidade de novas infecções também voltou a cair. Cerca de 2,5 milhões de pessoas adquiriram a doença em 2011, contra 2,6 milhões no ano anterior.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação