Ciência e Saúde

Abdômen extremamente enxuto pode provocar de hemorragias a enfraquecimento

postado em 24/11/2012 14:05
Recentemente, a top model sul-africana Candice Swanepoel dividiu opiniões quando postou uma foto de seu abdômen nas redes sociais. A imagem mostrava uma barriga extremamente magra, parecida com a de pessoas desnutridas. Poucos segundos após a exibição, milhares de pessoas comentaram, ora elogiando, ora criticando, tal extremo. Ainda assim, a chamada barriga negativa não só desfilou em uma campanha de lingerie famosa como virou exemplo para outras mulheres. Não demorou muito para que uma atriz brasileira se adiantasse para exibir a magreza com foto de celular. A tendência, no entanto, pode ser muito perigosa, já que normalmente está vinculada à restrição de nutrientes na dieta.

Segundo o endocrinologista do Hospital Maria Auxiliadora Gustavo Franklin, para chegar à barriga negativa, as mulheres precisam emagrecer muito, abrindo portas para várias doenças. ;Isso pode causar alterações na tireoide, queda de cabelo e enfraquecimento dos ossos;, ressalta. A lista de prejuízos devido à deficiência nutricional é enorme. A falta de ferro, por exemplo, pode causar hemorragia gastrointestinal. Carência de niacina, de tiamina, de vitamina B1, B6 e B12 compromete o funcionamento do sistema nervoso. A ausência de zinco afeta o paladar e o olfato.

Leia mais notícias em Saúde

O sistema cardiovascular pode ter o funcionamento prejudicado quando falta ácido fólico. Já os lábios, a língua, a gengiva e as membranas mucosas são afetadas pela deficiência do ácido fólico e da vitamina C. A ausência de iodo pode aumentar a tireoide. Já a falta de vitaminas C, K e A pode aumentar as chances de sangramentos, inchaços, secura e retenção de líquido. Primordiais para a prática dos exercícios físicos, ossos e articulações são afetados quando a vitamina D não é suficiente no corpo. ;Sem contar o aumento de infecções, a alteração de humor e a insônia;, relata o médico.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação