Ciência e Saúde

Pesquisa utiliza fungos para produzir álcool a partir do bagaço de cana

Pedro Rocha Franco
postado em 04/12/2012 09:18
Belo Horizonte ; Quase quatro décadas depois de o governo federal lançar o Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool), à época responsável por revolucionar o mercado de combustíveis brasileiro, novo estudo que possibilita aumento considerável da produtividade da cana-de-açúcar e de outros substratos vegetais promete ressuscitar o programa de biocombustíveis. Alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR) conseguiram isolar leveduras existentes na Floresta Amazônica capazes de fermentar o açúcar presente na xilose (um tipo de carboidrato), até então descartada devido ao desconhecimento de micro-organismos com tal potencial.

Os trabalhos, coordenados pelo professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Carlos Augusto Rosa, tiveram início em 2009. Ao todo, serão investidos até 2014 pouco mais de R$ 500 mil, com recursos originários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação