Ciência e Saúde

Bem-estar psicológico é condição preliminar para uma relação prazerosa

postado em 27/12/2012 08:30

A equação é simples: sem equilíbrio psicológico, sem sexo de qualidade. Descartados problemas físicos, se o sexo não está prazeroso, o que o dificulta vem da mente. Autoestima baixa, depressão, ansiedade e traumas estão entre as complicações mais frequentes. E os efeitos não se restringem apenas à insatisfação sexual. Podem comprometer as relações sociais, alertam especialistas. Por isso, buscar o autoconhecimento e resolver rusgas passadas são atitudes imprescindíveis para usufruir dos prazeres da vida.

Nos consultórios, quando o problema é tratado, predominam justificativas que envolvem traumas recorrentes da iniciação sexual, como falta de preliminares e/ou de lubrificação, e bloqueios culturais. O sexólogo Ronaldo Félix explica que, em geral, há uma baixa autoconsciência corporal e uma ainda menor autoconsciência do próprio aparelho genital, bem como do seu potencial orgástico. ;A baixa autoestima é o principal motivo adjacente a todos os demais que, em nosso entendimento, concorrem para manter a pessoa presa ao passado traumático e aos fatores limitadores de uma vida sexual satisfatória. Não no sentido mais popular de se gostar, mas no sentido de se cuidar;, identifica.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação