Ciência e Saúde

Cresce em 76% número de atendimentos de acupuntura feitos pelo SUS

Luciane Evans
postado em 29/12/2012 09:59

Belo Horizonte ; A dor muscular sempre foi queixa constante de Maria da Conceição Aparecida Silva, 67 anos. Durante muitos anos, ela só conseguia dormir sob efeito de remédios. ;Era terrível. Até as roupas me causavam dor;, lembra. Os incômodos só melhoraram neste ano por meio das ;agulhadas do bem;. Uma vez por semana, desde fevereiro, a aposentada é submetida a um tratamento gratuito de acupuntura no Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa/Tirol, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. ;Ter essa alternativa no Sistema Único de Saúde (SUS) é um benefício imenso para todos nós;, diz Conceição. O alívio confirma uma realidade apontada em estudo inédito no país feito pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA): o método alternativo, antes visto como privilégio apenas de uma classe, tem oferta e demanda na rede pública brasileira.

Prova disso é que o total desses atendimentos feitos pelo SUS neste ano cresceu 76,4% em relação aos dados de 2011 ; o número pulou de 680 mil para 1,2 milhão. O aumento é sentido em todo o país, onde a técnica foi implantada no sistema público em 1988 e está nas unidades básicas, nos núcleos de apoio à família e nos hospitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação