Ciência e Saúde

Exame de Papanicolau ajuda a identificar tumores no ovário precocemente

Marcela Ulhoa
postado em 10/01/2013 10:50
Criado em 1940, o exame de Papanicolau é dos procedimentos mais rotineiros nos consultórios ginecológicos de todo o mundo. O teste preventivo do câncer de colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce da doença. Em países onde ele é realizado com ampla cobertura populacional, os casos desse tipo de tumor em estágio avançado chegaram a cair em mais de 70%. Em estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine, uma equipe internacional de pesquisadores, que inclui brasileiros, defende que o já difundido exame, apenas com pequenas adaptações, pode ganhar mais uma importante função: detectar também os cânceres de ovário e de endométrio.

De acordo com um dos autores do estudo, o ginecologista Jesus Paula Carvalho, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), atualmente não existe nenhum método eficiente para rastrear esses dois últimos tipos de câncer, principalmente, o de ovário. Devido à dificuldade no diagnóstico precoce e à demora no aparecimento de sintomas que sinalizem o problema, cerca de 90% dos casos do mal, quando descobertos, já estão em estágio avançado. ;O câncer de ovário evolui em semanas, ele é o mais agressivo nas mulheres. Nós temos pouco tempo para fazer qualquer intervenção, e os métodos atuais, baseados em testes de imagem ou marcadores tumorais, nunca conseguem oferecer uma solução para os nossos problemas;, avalia Carvalho.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação