Ciência e Saúde

Vital para o desenvolvimento, leite materno tem mais de 700 bactérias

postado em 12/01/2013 07:46
Vital para o desenvolvido dos bebês, o leite materno é composto por mais de 700 bactérias. A descoberta é relatada por pesquisadores da Fundação Espanhola para Ciência e Tecnologia na edição desta semana do Jornal Americano de Nutrição Clínica. Os cientistas recorreram a uma técnica de sequenciamento massivo de DNA e se surpreenderam com a quantidade de microrganismos encontrados.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

O leite materno é um dos fatores determinantes de como a flora bacteriana vai se desenvolver no recém-nascido. No entanto, a composição e o papel biológico das bactérias permaneciam desconhecidos. De acordo com a pesquisa, os gêneros mais comuns de bactérias nas amostras de colostro ; a primeira secreção das glândulas mamárias após o parto ; foram Weissella, Leuconostoc, Staphylococcus, Streptococcus e Lactococcus. No líquido produzido entre o primeiro e o sexto mês de amamentação, foram encontradas bactérias típicas da cavidade oral, como Veillonella, Leptotrichia e Prevotella.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação