Paloma Oliveto
postado em 13/01/2013 07:30
Descobrir como o cérebro se comporta durante o aprendizado é uma das obsessões da neurociência. Ao desvendar quais são as áreas e os circuitos envolvidos na cognição, os pesquisadores acreditam que poderão compreender melhor diversos distúrbios relacionados a essa habilidade, como autismo, dislexia, disgrafia e discalculia. Um estudo conduzido pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, conseguiu identificar as regiões ativadas no momento em que crianças e adultos assistem a um programa educativo. Essa é a primeira vez que se usa tecnologia de imagem para investigar o comportamento cerebral durante uma atividade do cotidiano, como ver televisão.Leia notícias em Ciência e Saúde
Foram necessários três anos para a conclusão da pesquisa, publicada na revista PLoS Biology. Nesse intervalo, os cientistas realizaram exames de ressonância magnética funcional enquanto os participantes assistiam ao programa Vila Sésamo, muito popular nos Estados Unidos. As crianças também fizeram testes de QI para avaliar se as imagens realmente refletiam as habilidades e as dificuldades de aprendizado. ;Os transtornos cognitivos têm sido muito explorados pela psicologia, com experimentos comportamentais. Nós achamos que eles são importantes, mas também acreditamos que a neuroimagem pode contribuir muito nesse campo, porque mostra o que realmente está se passando no cérebro;, afirma Jessica Cantlon, cientista cognitiva e principal autora do estudo.