Agência France-Presse
postado em 09/02/2013 16:41
O robô Curiosity utilizou pela primeira vez sua furadeira para perfurar uma rocha do planeta Marte, retirar uma mostra dela e analisá-la, anunciou a Nasa neste sábado.
O robô, que pousou no Planeta Vermelho em agosto, utilizou a "furadeira fixada a um braço robótico para perfurar uma rocha chata e retirar uma parte de seu interior", disse um comunicado da agência espacial norte-americana.
[SAIBAMAIS]"O robô mais avançado até agora conhecido é um laboratório de análise completo", comemorou John Grunsfeld, responsável pela missão, citado no comunicado.
Segundo Grunsfeld, trata-se do "feito mais importante" desde a chegada do Curiosity a Marte.
A Nasa estima que as amostras de rochas, extraídas de uma cratera de 1,6 cm de diâmetro e de 6,4 cm de profundidade, darão indícios sobre o ambiente que já foi úmido no solo marciano.
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
Para estar em condições de realizar a perfuração em Marte, a Nasa disse ter fabricado oito perfuradores e ter perfurado mais de 1.200 vezes 20 tipos de rocha na Terra.
Nos próximos dias, os controladores em terra vão transferir a mostra em um dispositivo de análise, depois de garantir que ele não foi contaminado na Terra.
O Curiosity é o robô mais sofisticado enviado a Marte, contando com seis rodas e 10 instrumentos científicos, e realiza uma missão de dois anos para determinar se existiu vida microbiana no Planeta Vermelho.